domingo, 29 de janeiro de 2012

O Verdadeiro valor


Uma vez, eu me lembro, fiz a seguinte pergunta à Deus: "Deus, o que devo fazer para essas pessoas que não valorizam o que eu faço?". E sabe o que Ele respondeu?! Disse: "Faça o que elas não fazem: valorize-as".
Qualquer um de nós diria que fazer isso é idiotice e desperdício de tempo. Sim, humanamente é uma idiotice valorizar alguém que te trata como opção. Cuidar daquilo que não quer ser cuidado. Se preocupar com aqueles que querem distância de você. Amar aqueles que não ligam para os seus problemas e que por mais que você conte a história mais trágica, eles apenas vão dizer: "hm...". Sim, eu digo que é idiotice valorizar, cuidar, se preocupar, amar e gastar seu tempo tentando fazer das pessoas melhores enquanto elas te reduzem a nada. Sim, é idiotice com você! É idiotice apenas com você! E digo mais, o pior não é quando os outros te fazem de idiota, o pior é quando você sabe que esta sendo idiota e mesmo assim deixa ser usado pelas pessoas que já sabem disso.
Mas, pense agora como Deus. Esqueça seus neurônios, seus sentimentos, seu ego e pense como Deus. Fazer o que as pessoas não fazem é um desafio em tanto, e para isso você precisa fazer primeiro pra você aquilo que você não faz pra você mesmo: vencer-se. Admiro pessoas que, apesar dos seus defeitos, tentam tirar a força destes até que não seja tão presente em suas vidas. É como domar um cavalo selvagem. Não podemos domá-lo do dia pra noite. Isso requer tempo. E esperar para nós é um sofrimento, mas já para Deus é um tratamento. E junto à isso, vem diversos desafios. Certamente vamos cair do cavalo várias e várias vezes, mas haverá um dia que será você que vai controlá-lo e ele vai sentir isso. Então, esse dia será que o dia que apesar dos trancos e coices ao ar, você ainda estará sentado nele. Domando-o.
Por isso, antes de tratar as pessoas, você precisa estar tratado de você mesmo. É difícil valorizar sem ser valorizado ou amar sem saber se receberá o amor e o cuidado quando precisar, mas não impossível!
Mostrar a diferença muitas vezes nos obriga a pisar no nosso orgulho e egoísmo, e nos focalizar não no que as pessoas vão fazer ou pensar de nós, mas no que Deus quer de nós! Deus faz isso diariamente conosco, ou você acha que somos gratos sempre? Deus não me pergunta: "Lene, o que eu devo fazer pra você me valorizar mais?", mas Ele diz: "Lene, eu ainda estou aqui para o que você precisar!". Se formos parar pra analisar, desde o mais pobre até o mais rico, do 1 até o 7.000.000.000, todos nós devemos alguma coisa pra Deus. E sabe a parte mais engraçada disso tudo? É que Ele não vem nos cobrar nenhum dia. Ele não manda mensagem no seu celular te lembrando que seu tempo de acertar suas contas com Ele por tudo o que Ele já te fez expirou ou não gasta folhas e folhas, deixando todo mês uma cartinha na nossa caixa de correio nos lembrando de pagar os gastos que Ele teve para nos proteger de um acidente ou de uma doença. Sabe qual é a única cobrança que Deus nos faz? Amar a Ele sobre todas as coisas e amar as pessoas. Nenhum pai daria o seu filho e nenhum filho morreria para salvar vários mal agradecidos, insatisfeitos e pecadores como nós, sem nos amar primeiro. Nenhum pai e nenhum filho, humanamente comuns, fariam isso por simplesmente amar. Mas acontece que não estamos falando de "comuns", estamos falando de um ser diferenciado pelo seu amor, pela sua forma de agir e pelo tamanho valor que Ele é capaz de dar as pessoas, mesmo que estas o despreze tanto.
Já parou pra pensar nisso? Que talvez você esteja sendo a pessoa que você tanto reclama pra Deus e que você está agindo que nem ela? Como uma pessoa que não dá valor, que não ama, que não se preocupa com aquele que, constantemente está te valorizando cada vez que você abre os olhos, que te ama por mais pecador que você seja e que se preocupa quando você quer que Ele esteja fora do caminho? Por isso, aprenda com quem sempre passa por isso e sabe lidar com pessoas assim: Deus. Ele é o único que pode nós ensinar a lidar com nossos defeitos. Ele é o único que segura as rédias quando o nosso ego está muito selvagem. Ele, e apenas Ele, nos conhece desde de quando ainda nem fomos gerados e sabe de todos os nossos dias mesmo que ainda não tenhamos vivido todos. Não queira reconhecimento para si, pois só achará frustração. Mas deposite todo seu valor e o seu amor em Deus, e deixe-O te usar para chegar as pessoas e você verá, que o tudo o que fizer, mesmo que para pessoas comuns seja uma idiotice, para Deus será mais valorizado do que toda riqueza desse mundo.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Transições

Acho incrível como a vida está em constante movimento. Como nada pára e nada permanece como era antes. Estive vendo algumas fotos antigas e elas estavam misturadas com outras novas. Percebi diversas coisas, desde a qualidade do papel até aquelas pessoas que iam se desenvolvendo de foto em foto.
Como a vida é engraçada. Um dia você não passa de uma célula que multiplica-se e passa por diversas fases, e no outro, você está andando com seus próprios pés, tomando suas decisões e se relacionando com outras pessoas que vieram do mesmo lugar que você.
Transição. Quando ouvimos essa palavra ou quando percebemos que vamos passar por uma transição, normalmente ficamos irritados, amedrontados ou até mesmo depressivos. Isso nos deixa inseguros e incertos. Mas porque? Por que já fazemos parte de uma rotina. Teste fazer a seguinte experiencia: mexa nas coisas de sua mãe ou nas ferramentas de seu pai e logo você vai ouvir: "Quem mexeu nas minhas coisas?". Por mais espião que você seja e deixe as coisas nos seus devidos lugares, tudo que mexe naquilo que pertence a nossa rotina nos deixa desconfortáveis.
Mudamos desde sempre. Mudamos cada vez que completamos mais um ano de vida. Mudamos quando acordamos e garanto que até a hora que formos dormir, já mudamos mais um pouco. Mudamos de cidades, de alguns hábitos, de namorados, de fotos nas redes sociais. Fazemos isso constantemente! 
Esse ano, para mim, será um ano recheado de mudanças que já estão acontecendo. Às vezes fico insegura por não saber como vou me sair com essas mudanças, e incerta com os dias que ainda virão. Mas uma coisa eu aprendi: confiar ao invés de desesperar-me. Eu não sou Deus para saber o que vai suceder no dia de amanhã. Não tenho controle. Não sou Ele que não vive preso e limitado a esse tempo. Sim, não sou Ele, mas tenho Ele. E porque não confiar em alguém que sabe de todas as coisas? Alguém que passeia sobre o tempo, tem poder sobre tudo e é o Dono de todas as mudanças? 
Aprenda a entregar, confiar e descansar em Deus em todos os momentos. E agarre-se nele com toda a sua fé, pois só Ele sabe o que é melhor pra nós mais do que nós mesmo.