Hoje eu acordei e fui ver qual era o versículo do dia. E para a minha surpresa, dizia algo que realmente muitas pessoas tem, que é amigos e, o que falta na vida de muitas são amigos que se tornam irmãos. O versículo era: "O amigo ama em todo o tempo; e na angústia nasce o irmão." Pv 17:17
Estive refletindo sobre esse versículo e até compartilhei, como de costume, com outras pessoas. Como temos amigos, né? Se formos hoje para algum lugar onde tenha várias pessoas, tipo um acampamento, posso dizer que, primeiramente você é simpático com todos. Depois, você faz uma "seleção" daqueles que você se identifica e gasta tempo conhecendo eles. Nesse instante, através de pequenos fatos engraçados ou ditos como inesquecíveis, surge o amigo. O mesmo que você vai trocar mensagens, tweets, rir daqueles momentos. Esse é o amigo. Mesmo distante vocês estão "juntos" e isso é importante em qualquer amizade.
Além disso, tem a evolução do amigo. Pode ser aqueles velho amigo ou o novo amigo. Se bem que existem velhos amigos que não evoluem para um nível superior; e novos amigos, que até achamos estranho já se tornarem amigos "mais evoluídos" do que os velhos. Para isso, exige tempo. Exige a fidelidade da amizade. A presença da amizade. E o carinho que essa amizade tem pra você. Quando você tem dificuldades, um amigo "comum", o típico amigo das horas normais, ele tenta ignorar seus problemas. Às vezes, até sentimos que nós não temos valor nessa amizade e saímos mais perdidos do que achados. Por outro lado, o "amigo evoluído" ele tem o interesse, a preocupação e a disposição de ouvir e de solucionar seus problemas. E você sente prazer e vontade de estar sempre ao lado dele, porque ambos desejam um para outro apenas uma coisa: a edificação.
Você notou a diferença? É diferente quando você quer aprender a nadar e alguém apenas te joga no mar ou na piscina, de quando alguém te diz: "Vamos aprender a nadar juntos!" Isso é o "amigo evoluído" que é o irmão. Na dificuldade, você realmente descobre quem é o irmão. Um amigo verdadeiro não é aquele que ignora seus problemas, mas sim, aquele que entra nos problemas junto com você. E nós precisamos disso: de pessoas que se importam com pessoas para a edificação em Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário